segunda-feira, 19 de março de 2012

RESENHA CRITICA EDUCAÇÃO INFANTIL E REGISTRO DE PRÁTICAS DANIELA

REGISTRAR: PARA  UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE

            O livro Educação Infantil e registro de práticas da autora Amanda Cristina Teagno Lopes , editora Cortez (2009), está dividido em quatro capítulos, onde é abordado o tema Registro em diversos aspectos, dando não só o significado de registrar as práticas pedagógicas, como também a importância de tal prática na formação de professores e na maneira de documentar a evolução de ensinar para o avanço da Educação Infantil.
            O primeiro capítulo nos relata o que é o registro e o porquê de fazê-lo. Nos mostra através de contribuições de algumas professoras pesquisadoras que nos descrevem sendo uma possibilidade a compreensão da realidade e com isso a sua transformação. A documentação nesse sentido pode ser considerada processo de aprendizagem, instrumento de reflexão, ponto de partida para a reconstrução do trabalho pedagógico, tendo como objetivo a melhoria da ação,sendo  extremamente importante o tempo disponível, o envolvimento e a disciplina para a realização dessa tarefa tão difícil.
            Já no capítulo seguinte, nos é apresentado o registro como memória, sendo que através dele, nos é dada a oportunidade de conhecermos as especificidades peculiares de quem o produz e do objeto de produção. Não se trata de uma prática recente, porém pouco comum. Nas décadas de 1920 e 1930  a professora Alice Meirelles, que registrava suas práticas por meio de fotos e escritos (Santos, 2005), assumiu uma posição de destaque , não apenas por apresentar inovações em termos metodológicos, mas por seus registros, por perceber o trabalho cotidiano como objeto de estudo, reflexão, experimentação e criação. Ela rompeu com esse paradigma e se mostrou autora, escritora, detentora  e produtora de conhecimentos.
            Tais práticas de registro, na ação pedagógica, constituí importante contribuição para a formação em serviço para a melhoria da qualidade do ensino e para a valorização do ofício docente. Os registros devem ser valorizados, preservados, para que contribuam com a construção da memória da Educação Infantil e da escola. Sem memória, perde-se o verdadeiro sentido da existência.
            No decorrer do terceiro capítulo, nos é mostrado Registros de Práticas Pedagógicas produzidos por alguns professores que fizeram a diferença na Educação por onde passaram. Quando percebem a verdadeira importância do  registro e os mesmos são valorizados a ponto de serem divulgados para a comunidade , o seu significado será distinto, constituindo verdadeiras narrativas em que as falas, acontecimentos, fatos situações e personagens compõem uma  história real e singular. Apontam percursos, procedimentos, formas de encaminhamentos, possibilitando a autoformação e podem ser valiosos instrumentos de socialização e troca de experiências entre professores. São saberes que não se encontram em livros, nem projetos pedagógicos prontos.
            Ao final da leitura, entendemos que ao registrar o professor tem a oportunidade de mostrar- se como autor de sua prática, produtor de saberes, construtor de uma história e que a atividade pedagógica é uma ação complexa em processo de construção e evolução,  e que as crianças são agentes participativos de todo esse processo de reflexão e formação contínua.
            A autora trata o assunto no decorrer de sua obra com muita clareza e detalhes de informações, busca a opinião de vários estudiosos e professores com experiências significativas a respeito das práticas de registros.
            É um livro de imensa contribuição para a reflexão dos professores sobre a importância do Registro. Fazendo com que reavaliem tal prática desde o início de suas formações, não deixando que o registro faça parte de suas vidas somente quando estiverem  praticando a docência dentro das salas de aulas, afim de que se torne um habitus naturalmente utilizado pelo professor ao longo da criação de sua própria história.



DANIELA SILVA DE OLIVEIRA BOZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário