Recentemente a autora Amanda Cristina Teagno Lopes lançou o livro Educação Infantil e Registro de Práticas (São Paulo, 2009, Editora Cortez). Esta obra nos mostra maneiras e práticas de registro na formação contínua de educadores, colocando assim, os professores como autores de suas práticas, levando sempre a reflexão para um melhor desempenho em sala de aula.
Este livro é uma forma de apresentar a sociedade, e principalmente às autoridades o valor da educação, dos professores e de suas práticas. Quando o professor registra e deixa suas marcas sobre suas concepções e sentimentos, coloca-se assim de forma reflexiva sobre suas práticas, contribuindo para o processo de formação.
A criança também produz o seu registro, que é o desenho, que antecede a sua escrita. Esta é uma forma pela qual a criança desenvolve relações e conclusões sobre o mundo que acerca.
O registro na Educação Infantil é de fundamental importância, pois ele está relacionado a observação, ao planejamento e a avaliação, elementos fundamentais para realização do trabalho do professor. É no fazer diário que o professor elabora experiência e reconstrói teorias. Nessa narrativa de registro, construímos a história, autoria e um profissional reflexivo.
Observando as relações entre portfólio, registro diário e registros produzidos pelas crianças, podemos obervar que existe um movimento que vai além do processo de escrever e refletir sobre a prática, está na própria ação pedagógica. Ação esta que tem como sustentação as múltiplas interações entre os sujeitos envolvidos. E esses registros mostram uma nova visão sobre educação, aluno e educador, que está em busca da autoria do crescimento e reflexão.
O registro coloca o professor como autor de sua prática, a proposta pedagógica como um processo de construção e as crianças como agentes participativos.
Acredito que o registro tira o educador e o aluno do anonimato e coloca-os como autor do seu conhecimento. É uma forma de reflexão e aprimoramento contínuo. Segundo o caderno de textos do Programa de Formação Continuada de Professores, Módulo II CEFOR, em referência a DEMO, Pedro:
Para aluno estudar, professor precisa estudar.Para aluno ler, professor precisa ler.Para aluno pesquisar, professor precisa pesquisar.Para aluno elaborar, professor precisa elaborar.Não há aluno autor sem professor autor.
O livro é significativo para educador de Educação Infantil que queira fazer a diferença no processo educativo, registrando as suas práticas (autor) e ensinando assim a criança a ser participativa na construção do conhecimento.
E esta obra incentiva os educadores em ser mais reflexivo sobre nossas práticas pedagógicas, registrando e tornando-se documento importante para construção de nossa autoria.
A autora Amanda Cristina Teagno Lopes é pedagoga, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) e doutoranda na mesma Universidade.
Cenira Belo Buffon Sossoloti é graduanda do curso de Pós-Graduação em Educação Infantil e suas Linguagens pela FUNLEC.
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