domingo, 18 de março de 2012

Resenha - Educação Infantil e Registro de Práticas - Cenira

Recentemente a autora Amanda Cristina Teagno Lopes lançou o livro Educação Infantil e Registro de Práticas (São Paulo, 2009, Editora Cortez). Esta obra nos mostra maneiras e práticas de registro na formação contínua de educadores, colocando assim, os professores como autores de suas práticas, levando sempre a reflexão para um melhor desempenho em sala de aula.

Este livro é uma forma de apresentar a sociedade, e principalmente às autoridades o valor da educação, dos professores e de suas práticas. Quando o professor registra e deixa suas marcas sobre suas concepções e sentimentos, coloca-se assim de forma reflexiva sobre suas práticas, contribuindo para o processo de formação.

A criança também produz o seu registro, que é o desenho, que antecede a sua escrita. Esta é uma forma pela qual a criança desenvolve relações e conclusões sobre o mundo que acerca.

O registro na Educação Infantil é de fundamental importância, pois ele está relacionado a observação, ao planejamento e a avaliação, elementos fundamentais para realização do trabalho do professor. É no fazer diário que o professor elabora experiência e reconstrói teorias. Nessa narrativa de registro, construímos a história, autoria e um profissional reflexivo.

Observando as relações entre portfólio, registro diário e registros produzidos pelas crianças, podemos obervar que existe um movimento que vai além do processo de escrever e refletir sobre a prática, está na própria ação pedagógica. Ação esta que tem como sustentação as múltiplas interações entre os sujeitos envolvidos. E esses registros mostram uma nova visão sobre educação, aluno e educador, que está em busca da autoria do crescimento e reflexão.

O registro coloca o professor como autor de sua prática, a proposta pedagógica como um processo de construção e as crianças como agentes participativos.

Acredito que o registro tira o educador e o aluno do anonimato e coloca-os como autor do seu conhecimento. É uma forma de reflexão e aprimoramento contínuo. Segundo o caderno de textos do Programa de Formação Continuada de Professores, Módulo II CEFOR, em referência a DEMO, Pedro:

Para aluno estudar, professor precisa estudar.
Para aluno ler, professor precisa ler.
Para aluno pesquisar, professor precisa pesquisar.
Para aluno elaborar, professor precisa elaborar.
Não há aluno autor sem professor autor.
O livro é significativo para educador de Educação Infantil que queira fazer a diferença no processo educativo, registrando as suas práticas (autor) e ensinando assim a criança a ser participativa na construção do conhecimento.

E esta obra incentiva os educadores em ser mais reflexivo sobre nossas práticas pedagógicas, registrando e tornando-se documento importante para construção de nossa autoria.


A autora Amanda Cristina Teagno Lopes é pedagoga, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) e doutoranda na mesma Universidade.

Cenira Belo Buffon Sossoloti é graduanda do curso de Pós-Graduação em Educação Infantil e suas Linguagens pela FUNLEC.

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