sexta-feira, 23 de março de 2012

Resenha do livro: Educação Infantil e registro de práticas


A autora Amanda Cristina Teagno Lopes nos apresenta sua obra Educação Infantil e registro de práticas, onde faz suas considerações sobre seus estudos acerca deste tema, ela acredita no registro como meio de valorização da atuação profissional dos professores.  Para isso ela divide o livro em quatro capítulos onde conceitua o registro,  traz um panorama histórico da Educação Infantil no Brasil e em São Paulo, recupera seus próprios registros e no caítulo final faz suas considerações finais.
            A autora começa nos trazendo um conceito sobre o registro e a sua importância, para isso nos apresenta alguns autores como Madalena Freire, Paulo Freire, Cecília Warschauer, Miguel Angel Zabalza, entre outros, este último destaca o diário do professor como um importante instrumento de registro, que segundo ele, pode ser entendido como um diálogo do professor com ele mesmo através da leitura e da reflexão.
             Podemos perceber, segundo Zabalza (1994), alguns tipos de diários feitos pelos professores: Diário como organizador estrutural da aula, diário como descrição das tarefas diários como expressão das características dos alunos e do professor, e o diário misto.
            Oliveira-Formosinho e Azevedo nos lembram que o registro não tem seu fim no que esta escrito, ele vai além, passando pela subjetividade do seu autor.
            Madalena Freira diz que o registro  é um instrumento metodológico e caminha junto com o planejamento do professor.
            O Referencia Curricular Nacional para a educação Infantil (Brasil/MEC,1998), aponta a observação e o registro como principais instrumentos de avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento nesta faixa etária de 0 a 6 anos. Sendo esta observação minuciosa sobre cada indivíduo e sobre o grupo, e o registro uma documentação sistemática de mudanças e conquistas.
            Através de uma pesquisa documental, a autora pode nos trazer antigos registros de práticas feitas nas décadas de 1920 e 1930. Naquela época as primeiras tentativas de registrar para avaliar os alunos na Educação Infantil eram feitos através de relatórios e boletins.
            Podemos perceber nessas antigas práticas que os registros em sua maioria tinham um fim numérico, onde se assinalava requisitos já estabelecidos, numa tentativa de igualar as práticas. Não havia muita preocupação em descrever e narrar os acontecidos.
            Em determinado momento a autora nos traz uma análise das relações entre registro e memória, fundamentadas principalmente nas concepções de Walter Benjamin. Este nos fala que o registro é a possibilidade de dar voz ao professor, já que os saberes científicos produzidos são sempre os únicos a serem considerados, o registro de práticas pode ser concebido como um instrumento capaz de recuperar o significado da prática docente.
            Como exemplo vemos que ao passar dos anos, práticas tradicionais se tornam ultrapassadas e com isso acredita-se que devem ser extintas para dar lugar a práticas modernas e inovadoras,  isso se torna verdade absoluta porque não se leva em consideração as experiências docentes já que não tem caráter cientifico.
            Em suas considerações finais, a autora aponta o registro como parte de ser professor de Educação Infantil, já que ele ajuda a produzir marcas e construir história, valorizando o professore como produtor de saberes, que estuda e reflete.
            A autora aponta ainda a relevância de sua obra para a contribuição na formação de professores, já que, segundo ela, ainda pouco se fala sobre a importância dos registros, além de apontar, com a contribuição de diversos autores, diferentes formas de registro, e compreender a história da Educação infantil juntamente com a história do silenciamento dos seus professores.
            Desta forma, a obra da autora é de muita importância para professores que buscam uma constante formação, já que nos traz um tema que até então foi pouco discorrido, ajudando a ver de forma crítica as práticas comuns de registro, para que este não seja só um amontoado de questionários ou relatórios sem sentido, mas sim um importante instrumento para ajudar o professor a olhar novamente para sua prática e conseguir  refletir e reorganizar metas e caminhos, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Infantil.

Geovana Zucarelli
             

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